fbpx

3 dicas para matar a pau na entrevista

By josue | Carreira

Olá! Seja bem-vindo!

Fiz esse vídeo para compartilhar 3 dicas para MATAR A PAU na ENTREVISTA de trabalho que talvez esteja te preocupando.

O Mauro (colega seu), recebeu uma vaga por e-mail, e me perguntou se eu achava que ele poderia se candidatar. Quando acabei de responder, resolvi gravar um vídeo, pois essa talvez seja a sua mesma dúvida.

Aqui vai o vídeo:

#1 – Analisando e identificando GAPs

Um GAP é algo que falta no seu perfil…

Sou fã de uma frase (não lembro qual autor, acho que Warren Buffet) que diz: “a preparação precede o sucesso”.

A meu ver, uma boa preparação começa com uma análise criteriosa da vaga, item a item – requisito a requisito.

Durante essa analise nosso objetivo não é apenas ver se atualmente atendemos a todos os requisitos, mas sim, identificar se o que falta pode ser desenvolvido rapidamente – muitas vezes isso é possível!

No exemplo desse vídeo, o Mauro tem o principal necessário para a vaga, e os requisitos periféricos podem ser atendidos em questão de 2 dias (no máximo).

Veja o vídeo para detalhes…


#2 – Cobrindo GAPs

Identificados os GAPs, o próximo passo é buscar as formas mais rápidas e baratas para você absorver o conhecimento mínimo necessário para a entrevista.

A ideia não é que você se torne um especialista da noite para o dia, até porque isso é impossível, mas você precisa estar apto para conversar com os entrevistadores sobre os assuntos, demonstrando algum conhecimento. Óbvio que caberá a você conduzir a conversa para seus pontos fortes e não para os que você está desenvolvendo.

Obviamente nosso objetivo não é enganar ninguém (principalmente não enganar a nós próprios), então naturalmente, se você for contratado, imediatamente você investirá pesado em se aprofundar nos conhecimentos que faltam!


#3 – Apresentando-se de forma eficiente

Se ao final do passo 1 você achar que a vaga faz sentido, implemente o passo 2 (cobrir gaps) e simultaneamente faça contato com a empresa para se candidatar.

2 lembretes IMPORTANTES:

– Sua entrevista começa no primeiro contato, então faça valer!

– Assim como você vai se preparar para uma vaga específica, seu currículo também precisa estar preparado!

No vídeo falei sobre detalhes desses dois processos e inclui um exemplo.

Conclusão

Seja contratando ou me candidatando, ao longo de minha carreira descobri que uma abordagem criteriosa e sistemática das oportunidades permite a você “matar a pau na entrevista” – Seja você funcionário, consultor, fornecedor, etc…

São passos simples e que podem ser implementados de imediato, mas que poucas pessoas executam com sucesso, por isso, acredito que você pode ter grande vantagem perante sua concorrência sendo um pouquinho mais diligente com a preparação, pois como diz o ditado: a preparação precede o sucesso.

Abraço do seu amigo Josué

Follow

About the Author

Oi, aqui é o Josué. Sou o criador do site dba-pro.com. Minha missão é ajudar pessoas a usarem o potencial do SQL Server em suas profissões, para que trabalhem felizes e bem remuneradas. Sou consultor e empreendedor, atuando em empresas desde 2000 e dando aulas desde 2004. Adoro SQL, Excel, automatização de processos, finanças e Coaching. Quando não estou trabalhando ou estudando, gosto de leitura, games para PC, filmes, séries e conversas estimulantes.