fbpx

6 SEGREDOS para LIDERAR pelo exemplo

By josue | Carreira

Hoje descobriremos 6 segredos para liderar pelo exemplo, que aprendi em um texto antigo de 1974, e que considero as palavras mais diretas, precisas e práticas para que você se torne um grande líder.

Devo aprender liderança se não tenho equipe?

Possivelmente você espera que minha resposta seja sim, já que me prestei a escrever a respeito de liderança em um site de tecnologia. A resposta é sim, mas o interessante são os porquês desse sim, os quais acho bastante importante você saber:

 

Auto gestão e auto liderança

Antes de pensarmos em liderar outras pessoas, precisamos liderar e gerenciar a nós próprios.

 

Veja bem, se você não for capaz de se auto gerenciar e fazer o que é preciso para atingir seus objetivos, você provavelmente não passará fácil para o nível 2, que é liderar ou gerenciar outras pessoas.

 

Em geral, indivíduos que tem sucesso são aqueles dispostos a fazer hoje algo para melhorar o amanhã. Isso inclui se capacitar tecnicamente e estrategicamente, porém lhe pergunto: O que é mais fácil, assistir a um vídeo de comédia no youtube ou a uma palestra, vídeo aula ou live técnica?

 

A resposta você sabe… E ela impacta diretamente no seu futuro profissional. Não estou dizendo que diversão ou hobbies não sejam importantes, porque eles são! O que estou dizendo é que é necessário auto gestão e auto liderança para balancear seus interesses pelo prazer imediato ou pela dedicação que dará prazer no longo prazo.

 

Auto liderança levará a liderança de outros

Já vi isso ocorrer muitas vezes, e por isso afirmo: quando sua empresa ver você tendo resultados constantes a partir do seu esforço pessoal e auto gestão, logo em breve você ganhará mais responsabilidades.

 

Ganhando mais responsabilidades, logo em breve você precisará liderar pessoas, pois, por melhor que você seja, há um número de horas finitas no dia para você gerar resultados.

 

Se você liderar bem, gerará resultados exponenciais, que voltarão para você, sua equipe e sua empresa.

 

Este é um ciclo virtuoso que pode iniciar hoje, só depende de você…

Como liderar pelo exemplo em 6 passos

Se você concorda que auto liderança e liderar pelo exemplo são fatores importantes para a sua carreira, ofereço a leitura de um dos textos que mais impactou minha percepção sobre esse assunto.

 

Esse texto foi escrito em 1974, e trata-se do “código de conduta” para uma das unidades de elite do exército dos EUA, os Rangers.

 

O código de conduta determina como os Rangers devem se portar no dia a dia. Para mim algo que chama a atenção no texto é que em local algum se fala a palavra liderança (exceto no grito de guerra).

 

Acredito que isso ocorra porque a descrição é tão prática e direto ao ponto que não foi necessário!

 

Se você estiver pensando porque estudar um texto militar se você é do meio empresarial, aqui está a resposta: É bastante comum que no meio empresarial se use estratégias militares ou do meio espiritual. Cito como exemplo dois livros famosos no meio empresarial, que buscam ensinamentos antigos de espiritualidade e guerra:

– O monge e o executivo

– A arte da guerra

 

Rangers lead the way

Aqui vai o texto que estudamos durante nossa última live:

 

Reconhecendo que voluntariei como Ranger e em conhecimento pleno das consequências da minha escolha, eu me comprometo a manter sempre o prestigio, honra e alto padrão do meu regimento Ranger.

 

Ao saber que um Ranger é uma unidade de elite, que vai até as partes mais centrais da batalha por terra, mar ou ar, eu aceito o fato de que como Ranger meu pais espera que eu chegue mais longe, mais rápido e lute mais do que qualquer outro.

 

Nunca devo falhar com meus companheiros. Eu me manterei sempre mentalmente alerta, fisicamente forte e moralmente direito, carregando em meus ombros mais do que a cota de trabalho que me couber, seja lá qual for a tarefa.

 

Galantemente mostrarei ao mundo que sou um especialmente selecionado e bem treinado. Minha cortesia aos superiores, limpeza e cuidados com equipamentos devem ser exemplos para os outros.

 

Energeticamente enfrentarei os inimigos do meu país. Eu os derrotarei no campo de batalha, pois sou melhor preparado e lutarei com toda a força. Um Ranger nunca se rende. Eu nunca deixarei um companheiro nas mãos do inimigo e nunca envergonharei o meu país.

 

Rapidamente mostrarei coragem para lutar e completar a missão, mesmo que eu seja o único sobrevivente.

 

“Rangers lead the way!”

 

A missão de um líder – as 3 frentes de batalha

Em meu ponto de vista, o código de conduta dos rangers nos dá uma boa direção sobre “como” abordar os desafios do nosso dia a dia e o tipo de atitude mental necessária para você se destacar como um líder de ponta.

 

Com isso em mente, quero agora discorrer um pouco sobre algo que desenvolvi ao longo de minha carreira, voltado a nos orientar sobre “o que” devemos ter alvos no nosso dia a dia.

 

Independentemente de qual seja a sua função, como um líder você deve estar sempre lutando 3 batalhas:

 

Resolver problemas

Incidentes, imprevistos, mudanças… Toda a empresa tem problemas e esses problemas precisam ser resolvidos para levarmos os negócios em frente.

 

Essa primeira frente de batalha é mais óbvia e natural, principalmente nas áreas de TI, onde a maioria das pessoas passa quase que exclusivamente conduzindo mudanças e resolvendo problemas.

 

Em suma, quase todo mundo sabe que um líder resolve problemas, de forma efetiva.

 

Maximizar recursos

Com a competitividade do mercado se tornando cada vez mais acirrada, lutar contra ineficiências é uma tarefa cada vez mais relevante, não só para que a empresa se mantenha competitiva, mas também para que garanta sua sobrevivência!

 

Quando falo isso, em geral as pessoas concordam, mas quando olhamos para as organizações, é raro ver pessoas dedicando qualquer fatia do seu tempo a essas duas atividades:

– Resolver a causa origem dos problemas, para que a empresa deixe de ter retrabalho;

– Automatizar processos, para que a empresa ganhe eficiência e reduza custos operacionais.

 

Apesar de todos concordarem que essas atividades são óbvias, no geral as pessoas de TI dedicam o seu dia inteiro a mudanças demandadas por outros e ao apagamento de incêndios. Para ser um bom líder, você precisa dedicar mais do seu tempo a esse tipo de trabalho.

 

Em suma, um líder maximiza recursos, automatizando tarefas e resolvendo a causa origem dos problemas.

 

Gerar crescimento

Certa vez ouvi que “negócios resumem-se a inovação e marketing”. Constantemente ouvimos frases batidas como “quem não inova fica para trás”, mas o quanto sentimos isso na pele? O quando achamos que isso é real e nos pegará daqui a pouco?

 

Se você fosse um ferreiro de cavalos no início dos anos 1900, teria muitos clientes e muito trabalho em praticamente qualquer grande cidade do mundo como Nova York ou Londres. Se você não inovasse seu negócio até 1912, provavelmente teria um grande problema, pois nesse ano o número de carros (uma invenção na época recente) ultrapassou o número de cavalos em NY.

 

Nos anos seguintes a tendência se manteve, e pouco a pouco acabou o trabalho como ferreiro de cavalos nas grandes cidades. Mas o que cavalos tem haver com TI hoje? Se você não inova, você fecha as portas.

 

Isso está ocorrendo nesse exato momento com alguns mercados. Por exemplo, você lembra onde está guardada a lista telefônica de sua casa? Dependendo de sua idade, talvez você nem saiba o que é isso, mas a uns 20 anos atrás toda a casa que possuía telefone possuía também uma lista. E todos os anos as pessoas compravam uma lista nova, gerando receita para alguém… Como esse alguém está hoje em dia não sabemos, mas é certo que seu negócio de impressão e propaganda em lista morreu em menos de 20 anos.

 

Apesar de tantas histórias semelhantes, na tecnologia é ínfimo, para não dizer quase nulo, o número de pessoas que se ocupa de gerar crescimento para a empresa através de duas frentes:

– Ganho de clientes da concorrência: O mercado é competitivo, então ganhar espaço é fundamental

– Inovação nas linhas de receita: Empresas são inovação e marketing, certo? Então criar novos produtos, serviços e buscar novos mercados é certamente uma atividade mandatória para todos nós – questão de sobrevivência se não queremos acabar como os ferreiros do século 19 ou os publicadores de listas do século 20.

 

Em suma, lideres fomentam crescimento através da inovação e do enfrentamento da concorrência.

 

CONCLUSÃO

Particularmente gosto de retornar a essa lição com certa frequência. Para mim, além de ser um texto bastante motivacional, dá a perspectiva apropriada do que é importante eu focar no meu dia a dia.

 

Em um grande resumo, temos o seguinte:

– O que um líder faz: Resolve problemas, maximiza recursos e gera crescimento.

– Como ele faz: Através de um código de conduta que inspirador para ele e para os outros (eu gosto do texto dos Rangers).

 

Confesso que esse conteúdo não só me manteve motivado em momentos difíceis, mas ajudou a criar grandes oportunidades em minha vida.

 

Espero que também tenha gostado.

 

Abraço do seu amigo Josué 🙂

Follow

About the Author

Oi, aqui é o Josué. Sou o criador do site dba-pro.com. Minha missão é ajudar pessoas a usarem o potencial do SQL Server em suas profissões, para que trabalhem felizes e bem remuneradas. Sou consultor e empreendedor, atuando em empresas desde 2000 e dando aulas desde 2004. Adoro SQL, Excel, automatização de processos, finanças e Coaching. Quando não estou trabalhando ou estudando, gosto de leitura, games para PC, filmes, séries e conversas estimulantes.