fbpx

Como APRENDER em METADE do TEMPO

By josue | Carreira

Hoje aprenderemos “como aprender em metade do tempo”. O título é um tanto surpreendente, mas devido a tecnologia de hoje, é possível não só aprender em metade do tempo, mas até mesmo velocidades maiores.

 

Se você ainda não conhece a técnica que apresentarei, esse é o artigo mais importante que você lerá esse ano, porque a estratégia que você descobrirá não se restringe a estudar banco de dados, ela é aplicável em qualquer área de sua vida!

 

 

Como APRENDER em METADE do TEMPO

Mesmo que você assista pouca televisão, provavelmente lembra da frase “esse medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue”, confere?

 

E mais, em muitas propagandas, esse aviso é acelerado para economizar tempo de TV e rádio… creio que já deva ter percebido isso também.

 

O fato é que somos capazes de entender a mensagem apesar de ser reproduzida em altíssima velocidade, porque a capacidade humana de absorver informações é muito maior do que a capacidade de produzir informações – inclusive temos duas orelhas, dois olhos e apenas uma boca…

 

A mesma técnica usada para acelerar a mensagem sobre o medicamento pode ser usada para aprendermos mais depressa. Ou seja, o segredo do aprendizado mais rápido é acelerar a velocidade de reprodução dos vídeos que você assiste – seja para entretenimento, informação ou estudo.

Como ACELERAR VÍDEOS

Acelerar vídeos tem sido uma grande tendência: há mais de um ano eu ensinei isso aos meus alunos matriculados nos cursos online, e hoje em dia até os próprios sites de streaming estão incluindo em seus players essa possibilidade.

 

Porém nem sempre esse recurso está disponível, então hoje mostrarei “como acelerar vídeos” nos seguintes cenários:

– Servidores de streaming COM suporte nativo a aceleração;

– Servidores de streaming SEM suporte nativo a aceleração;

– Arquivos salvos em seu computador, smartphone ou tablete.

 

Servidores de streaming COM suporte nativo

Os principais servidores de streaming atualmente contam com a aceleração nativa (em seus próprios reprodutores), veja abaixo 3 exemplos: Youtube, Wistia e Vimeo:

acelerar videos no youtube windows android ios
acelerar vídeos no wistia windows android ios
acelerar vídeos no vimeo windows android ios

 

Apesar das capturas de tela terem sido feitas em um Windows, a aceleração está disponível também para Android e iOS.

 

Se por acaso o vídeo que você está tentando assistir nesses servidores não possui a opção de acelerar, provavelmente seja porque o proprietário do vídeo desativou isso nas configurações de publicação.

 

Arquivos salvos localmente – VLC Media Player

Se o arquivo que você deseja acelerar encontra-se salvo em seu computador, celular ou tablet, recomendo abri-lo com o VLC Media Player, que é um reprodutor de vídeos multiplataforma, disponível para Windows, Apple e Android: https://pt.wikipedia.org/wiki/VLC

 

Além de ser FREE e contar com diversos recursos ótimos para você que gosta de ver vídeos no computador, o VLC é excelente para acelerar vídeos, permitindo reproduzir até 4x mais rápido.

acelerar vídeo no vlc media player windows android ios

Josué, 4 vezes mais rápido? Está louco? Não entendo nada…

 

No início é comum as pessoas se sentirem desconfortáveis com velocidades maiores que 1.4, porém com alguns meses de prática você logo chegará no 1.8, depois 2.0, depois 2.2 e assim por diante. Hoje em dia eu vejo vídeos a mais de 3.0 dependendo do narrador e do assunto.

 

Servidores de streaming SEM suporte nativo

Naturalmente, depois que você se habituar a assistir vídeos acelerados, não vai mais suportar assistir vídeos na velocidade normal… Infelizmente, nem todos os sites possuem opção nativa de aceleração, então alguns aplicativos tornam-se nossos melhores amigos nessa hora.

 

O primeiro deles é o próprio VLC, por ser capaz de reproduzir vídeos de internet.

Para isso é só você informar o link do vídeo (por exemplo Youtube) na opção “mídia -> abrir fluxo de rede”:

acelerar vídeos via streaming vlc media player windows android ios

Isso resolve boa parte de nosso problema (principalmente quando estamos no celular).

 

Porém, ficar copiando e colando links não é tão produtivo, então, se você está em um computador, sugiro utilizar o Google Chrome com o aplicativo Video Speed Controller.

 

Depois de instalado, o vídeo speed controller aparecerá sobre cada vídeo HTML5 que você abrir, e o melhor: ele funciona em quase todos os sites, tendo ou não suporte para aceleração.

 

acelerar videos google chrome video speed controller

Gosto bastante do vídeo speed controller por ter atalhos de utilização, e por permitir aumento de velocidade gradual, o que não ocorre com os reprodutores nativos (ex: Youtube). Além disso, ele funciona para qualquer vídeo HTML5, inclusive Facebook e whatsapp web, que atualmente não possuem aceleração dos vídeos.

 

No vídeo desse artigo inclui dicas de utilização do vídeo speed controller. Se você ainda não viu, dá uma olhadinha lá….

 

CONCLUSÃO

Sendo um usuário adepto a aceleração de vídeos a bastante tempo, percebo que algumas pessoas inicialmente relutam para colocar em prática essa estratégia, pois de fato os vídeos ficam “estranhos” no início, requerendo maior atenção e esforço de sua parte.

 

Há séculos há uma discussão filosófica sobre o ativo mais importante: Dinheiro ou tempo.

 

Independentemente de sua posição, quero encorajar você a passar essa barreira do desconforto inicial de ver vídeos em alta velocidade, pois te garanto que o retorno que você terá é incrível!

 

Muitas vezes vejo que as pessoas deixam de ver vídeos por serem longos, mesmo quando o conteúdo as interessa. Afinal, há tantas coisas competindo por nossa atenção quanto segundos em um minuto, não é?

 

Agora, se o vídeo de 10 minutos demorar só 3 para você assistir, como seria?

 

Espero que também tenha gostado desse conteúdo.

 

Abraço do seu amigo Josué 🙂

Follow

About the Author

Oi, aqui é o Josué. Sou o criador do site dba-pro.com. Minha missão é ajudar pessoas a usarem o potencial do SQL Server em suas profissões, para que trabalhem felizes e bem remuneradas. Sou consultor e empreendedor, atuando em empresas desde 2000 e dando aulas desde 2004. Adoro SQL, Excel, automatização de processos, finanças e Coaching. Quando não estou trabalhando ou estudando, gosto de leitura, games para PC, filmes, séries e conversas estimulantes.