fbpx

Como EVITAR UPDATE sem WHERE

By josue | SQL

Olá! Seja bem-vindo!

Executar um update sem where é uma das situações mais desagradáveis que pode acontecer na área de tecnologia, então o assunto de hoje é extremamente relevante: Como EVITAR UPDATE sem WHERE.

 

Se você já fez o treinamento de “Transact-SQL” para desenvolvedores, disponível em meu site, aprendeu meus 3 segredos para garantir que essa situação desastrosa nunca ocorra com você, porém nem todos que trabalham com o banco que você cuida fizeram o treinamento.

 

Por essa razão, hoje veremos uma forma de você definitivamente evitar update sem where nos bancos que você administra.

 

Como EVITAR UPDATE sem WHERE

Para impedir que desavisados façam update sem where em nosso banco usaremos triggers e a propriedade contexto_info. Abaixo o script da aula de hoje para você testar e usar como base na sua implementação:

 

 

Se você quiser, pode inclusive melhorar essa trigger para que ela registre em um log as tentativas de update sem where. Se esse for o caso, consulte o meu artigo “Como descobrir quem mexeu no seu SQL” para entender melhor como você pode registrar informações em um log usando uma trigger. Somando o conhecimento de hoje com o do artigo que indiquei você terá a base necessária para fazer essa implementação com maestria.

CONCLUSÃO

Update sem where só é engraçado em memes da internet…

 

Brincadeiras a parte, espero muito que você que acompanha o blog e já fez meus treinamentos NUNCA passe por uma dessas. Alias, em poucas ocasiões podemos de verdade usar as palavras NUNCA e/ou SEMPRE, mas acho que para esse caso é apropriado:

– NUNCA deixe de usar as técnicas que lhe ensinei no curso evitar update sem where;

– SEMPRE preocupe-se em evitar que outros façam update sem where nos bancos que você cuida.

 

Espero que também tenha gostado desse conteúdo.

 

Abraço do seu amigo Josué 🙂

Follow

About the Author

Oi, aqui é o Josué. Sou o criador do site dba-pro.com. Minha missão é ajudar pessoas a usarem o potencial do SQL Server em suas profissões, para que trabalhem felizes e bem remuneradas. Sou consultor e empreendedor, atuando em empresas desde 2000 e dando aulas desde 2004. Adoro SQL, Excel, automatização de processos, finanças e Coaching. Quando não estou trabalhando ou estudando, gosto de leitura, games para PC, filmes, séries e conversas estimulantes.