Oi! Seja bem-vindo!

Hoje vamos aprender como gerar senhas seguras ou texto aleatório no SQL Server!

Josué, para que eu quero isso?? Então, senhas difíceis é uma coisa chata mesmo, mas o fato é: Se precisamos gerar uma senha automaticamente que não seja “teste123”, certo? Porque esse tipo de credencial tudo quanto é malandro já tenta de primeira quando vai invadir um sistema.

Como gerar senhas seguras ou texto aleatório no SQL Server

A técnica que usaremos consiste em definir uma lista de caracteres e depois sortear N itens existentes nessa lista.

O script que faz isso está aqui:


------------------------------------------------------------------
-- Gerador de Senhas ou Texto aleatório
------------------------------------------------------------------
declare @letras varchar(max) = ' abcdefghijklmnopqrstuwvxzABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXZ1234567890!@#$%¨&*()-+_=´[]~;/\.,<>|"'''
declare @tamanho int = 15
;with cte as (
	select 
		1 as contador,
		substring(@letras, 1 + (abs(checksum(newid())) % len(@letras)), 1) as letra
	union all
	select 
		contador + 1,
		substring(@letras, 1 + (abs(checksum(newid())) % len(@letras)), 1)
	from cte where contador < @tamanho)
--select * from cte option (maxrecursion 0)
select (
	select '' + letra from cte
	for xml path(''), type, root('txt')
	).value ('/txt[1]', 'varchar(max)')
option (maxrecursion 0)


 

Suas senhas são seguras?

Quantas vezes você já ouviu falar: “entraram na conta do facebook do fulano”.  “Hackearam o e-mail do ciclano”. Etc… Diariamente pessoas usam senhas facilmente quebráveis em sistemas importantes, como sites de bancos.

 

Por isso, trago duas perguntas chatas, mas importantes a você leitor:

– Você usa senhas difíceis de alguém descobrir?

– Você usa as mesmas senhas para tudo?

Eu sei o que você está pensando… kkkkk

 

Quando falo sobre isso, muitos concordam que as senhas deveriam ser melhores, porém surge a pergunta: Como memoriza-las?

 

De cabeça fica difícil, mas com um software você tira de letra! Apesar de existirem inúmeros “softwares para guardar senhas”, eu conheço pouquíssimas pessoas que usam. E por saber o quanto é bom ter um desses, encorajo você a baixar e começar a utilizar um desses.

 

Porque? Veja o meu caso, há apenas 3 senhas que eu realmente preciso saber de cabeça, o restante fica tudo guardado no Keepass, software grátis que uso desde 2002!! Já usei tanto esse cara que até fiz uma doação de 60 Dólares ao autor, que continua constantemente fazendo melhorias para nós usuários.

 

No meu caso, são 344 senhas guardadas, cada uma mais feia que a outra (exemplo de uma que peguei agora: 7B@#c3-4!@3d83#-a66d*23%202c8&231s9+2jH$xc). A maravilha disso? Eu não preciso decorar nada, simplesmente abro o software, copio e colo.

 

Isso garante que nunca vou ser invadido? Não, porém elimina uma das falhas mais críticas de segurança do meu dia a dia: senhas fáceis.

 


CONCLUSÃO

Cuidar bem das suas senhas (e como profissional de TI, cuidar também das senhas dos seus usuários), é uma tarefa chata, mas muito importante. Felizmente, também é fácil!

Com o artigo de hoje espero ter motivado você a manter seus acessos cada vez mais seguros, seja ao gerar senhas seguras ou texto aleatório pelo SQL, ou através de outros softwares que facilitem o seu dia a dia.

Abraço do seu amigo Josué 🙂

2 respostas

  1. Top!!, Ótimo artigo, isto é bom para gerar senhas com restrições de caracteres especiais, o que foi o meu caso.
    Para montar em uma função tive que adaptar a utilização de NEWID() pois o SQL Server tem limitação na utilização desta função dentro de outra função escalar. Aí foi só encapsular o NEWID() em uma view e boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *