Olá! Seja bem-vindo!

Quando falamos de resolver problemas de performance do software, muita gente acredita que a solução só virá de implementações complexas. Em minha experiência, isso nem sempre é verdade, e hoje veremos um exemplo prático disso.

Seja em integrações, importações de arquivos ou atualizações de versão da base SQL do seu sistema, é comum carregarmos grandes quantidades de dados.

No post de hoje, mostrarei 2 dicas tremendamente simples de implementar, mas que podem fazer uma grande diferença na performance dos seus scripts e rotinas de carga.

Assista o vídeo de demonstração aqui:

SET NOCOUNT ON

Como vimos no vídeo, o SET NOCOUNT ON reduz o tempo de execução eliminando tráfego de rede entre o serviço do SQL e o cliente da conexão (SSMS) originado pelas confirmações (1 row affected) para cada insert realizado.

O resultado positivo percebido no SSMS ocorre em qualquer outra aplicação que esteja executando inserts, updates ou deletes no banco SQL, por tanto, a menos que você vá utilizar a informação (1 row affected) em sua aplicação, é interessante iniciar seu código com o comando SET NOCOUNT ON.

BEGIN TRANSACTION

Como vimos no vídeo, trabalhar as alterações do banco dentro de uma única transação reduz o tempo de execução a medida que o SQL Server precisará fazer apenas 1 persistência global de transação, ao invés de 1 persistência para cada operação que esteja sendo executada (seja ela insert, delete ou update).

Scripts completos da aula de hoje

Download do script da aula

Conclusão

Existem diversas formas de melhorar a performance de suas querys e programas, mas não podemos perder de vista o básico que as vezes dá resultados surpreendentes.

Pensemos em soluções simples antes de complicar, e validemos bem o que estamos propondo antes de sair implementando, pois nem tudo que funciona na teoria é viável na prática.

No mundo digital de hoje, o cuidado com performance tornou-se um ponto chave para você ter sucesso em suas entregas e se destacar da multidão profissionalmente, e hoje vimos tecnicamente que isso é simples de fazer em alguns casos, desde que você aborde a questão com o conhecimento técnico apropriado.

Abraço do seu amigo Josué

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *