Olá! Seja bem-vindo!

Hoje veremos como ACESSAR o SQL SERVER sem o MANAGEMENT STUDIO. Pode parecer sem sentido, mas já perdi as contas de quantas vezes cheguei em algum lugar para dar suporte e a máquina que me deram não tinha os softwares necessários, muito menos o SQL Management Studio.

 

Inclusive, a última vez que isso ocorreu foi no mês passado, então aposto que se você também dá suporte a vários clientes, é provável que já tenha passado por esse tipo de aperto uma vez ou outra… kkkkk então aqui vai um vídeo mostrando a você como sair dessa situação:

 

 

Como acessar o SQL sem o management Studio

Quando se trata de usar softwares de suporte nos ambientes dos seus clientes, o ideal é você contar com um belo conjunto de softwares portáteis (aqueles que você não precisa instalar, é só copiar e sair usando), pois nas máquinas dos seus clientes, dificilmente você poderá instalar alguma coisa – seja lá por qual razão: acesso, permissão, política de segurança, etc…

 

Esse tipo de problema é outra razão pela qual gosto bastante de soluções alternativas usando Excel, VBS, BAT e PowerShell, pois essas ferramentas em geral estão disponíveis em qualquer lugar. Inclusive aqui no blog mostrei a você como acessar o SQL pelo Excel nesse artigo: https://dba-pro.com/executar-qualquer-consulta-no-sql-usando-excel-vba/

 

Sabe de onde veio essa ideia? Porque uma vez a única ferramenta que tinha disponível para trabalhar era o Excel, e tive de me virar com ele…

 

Naturalmente a maioria dos casos não é assim tão extremo, e ferramentas portáteis quebram o galho. Ao longo dos anos usei inúmeras ferramentas para acessar o SQL Server e outros bancos de dados como Oracle, MySQL, DB2 e Progress, as principais foram:

= Query Tool Using ODBC

= Database Browser

= SQL Developer

= SQuirreL SQL

= Heidi SQL

= SQLDBX

 

SQLDBX, minha ferramenta favorita atualmente

Todas as ferramentas que apresentei são ótimas, porém no momento atual a que mais uso e gosto é o SQLDBX (http://www.sqldbx.com/). Minha preferência deve-se aos seguintes motivos:

= Multi-banco: Com essa ferramenta você pode acessar inúmeros bancos de dados (SQL, Oracle, MySQL, ODBC, etc…)

= Portátil de verdade: Ao contrário dos demais, o SQLDBX resume-se a um único binário de apenas 2.3mb!! E melhor, independe de máquina virtual Java ou outros requisitos.

= Leve e rápido: Devido a seu tamanho, esse software opera a uma velocidade muito maior do que um “SQL Server Management Studio” da vida. Confessando um segredo a você, muitas vezes uso o SQLDBX para tarefas de suporte ao invés do tradicional SSMS.

= Funcionalidades Extra: O SQLDBX trás várias funcionalidades extra para suporte, tais como: Exportação para XML/HTML e Comparação de tabelas linha a linha

= FREE para testes! Por fim, há uma versão para uso pessoal que é FREE, assim você pode começar a usar hoje mesmo!!

 

“Script Usado”

O script usado não foi bem um script, mas segue como de costume… 🙂

 



------------------------------------------------------------------
-- Acessar o SQL sem o SSMS (Management Studio)
------------------------------------------------------------------

/*
Uma situação comum... :)

Ferramentas portateis salvam o dia. Já usei:
	Query Tool Using ODBC
	Database Browser
	SQL Developer
	SQuirreL SQL
	Heidi SQL
	SQLDBX

Motivos da minha escolha atual:
	Multi-banco (SQL, Oracle, MySQL, ODBC, etc...)
	Portátil único de apenas 2.3mb e independente de java e outros requisitos
	Leve e rápido incluindo funcionalidades extras de suporte, ex: Comparação de tabelas, botão direito -> select * e exportação para XML/HTML
	FREE para você começar a usar hoje!

*/

 

CONCLUSÃO

Nos dias de hoje, dificilmente chegaremos em algum lugar para trabalhar e será permitido que conectemos nossos notebooks na rede do cliente. Raramente a máquina que vão nos emprestar possui o que precisamos.

 

Mesmo contra tudo e todos, nós, como pessoas de solução, precisamos dar um jeito, certo? Em minha experiência um belo conjunto de softwares portáteis salva nossa pele, inclusive nesses casos onde precisamos acessar o SQL Server sem o management studio.

 

Atualmente eu tenho um conjunto de 91 softwares portáteis, acredita?? Cada um deles já me quebrou um galhão, além disso, quando preciso formatar minha máquina ou trocar de computador a transferência dos aplicativos se torna incrivelmente mais fácil…

 

Espero que você também tenha achado esse conteúdo simples, divertido e útil.

 

Abraço do seu amigo Josué 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *