Olá! Seja bem-vindo!

Será que vale a pena aprender SQL com objetivo de analisar ou gerenciar dados? Hoje trago uma matéria onde o Olhar Digital, um programa de TV e internet dedicado a área de tecnologia, responde a essa dúvida comum para muitas pessoas que estão começando na área.

 

 

Vale a pena aprender SQL

Segundo a matéria do canal, 2 tendências, as quais já falei aqui no canal em algumas oportunidades, permanecem constantes:

A velha boa notícia – Faltam pessoas em TI

A área de tecnologia está sempre com déficit de pessoas (principalmente as que se especializam e são dedicadas ao trabalho). Na verdade ESSES SEMPRE GANHAM MUITO BEM, INDEPENDENTEMENTE DA OCUPAÇÃO NA ÁREA.

 

Essa é uma boa velha notícia que vale a pena lembrar, porque nós de TI em geral somos introvertidos e extremamente críticos com nós mesmos, não é? Parece que o trabalho que fazemos nunca está bom, mesmo que os outros falem que está.

 

Por tanto acho que vale o lembrete para mim e para você, se nos dedicarmos e formos a fundo, é natural que ganhemos bem e devemos nos sentir bem com isso! 🙂

 

Analise e gestão de dados estão em alta

Essa notícia é vista por algumas pessoas como nova, mas na verdade já é velhinha, não é? Já falei por diversas vezes aqui no canal, em palestras e aulas:

 

“Informação é um dos bens mais preciosos da atualidade para muitas empresas, então todos que trabalham em torno disso, serão bem remunerados.”

 

Esse inclusive foi o assunto do nosso workshop sobre banco de dados feito em julho de 2017 (quase 1 ano atrás).

 

Isso significa que se você está empolgado com estudar banco de dados, fique feliz porque as empresas estão precisando de você!


 

CONCLUSÃO

Como você viu, nós nerds só temos a comemorar, pois apesar das crises a área de TI só cresce, especialmente se você está interessado(a) nos assuntos desse BLOG/CANAL: gestão e analise de dados usando SQL.

 

Inevitavelmente recebo 2 perguntas:

– Porque eu não ganho bem? Como você viu na matéria, se você não está ganhando bem talvez falte domínio do que você faz ou então você está na empresa errada. (Comigo já aconteceu os dois). Em qualquer das circunstâncias, a resolução disso está em suas mãos: domine o que você faz ou faça um novo currículo….

 

– Como começar? Para mim um ótimo começo é dominando SQL, pois essa é a linguagem de analise e gerenciamento de dados usada pela maioria massiva das aplicações comerciais. Além disso, SQL é o começo da jornada para qualquer profissão de dados envolvendo programação, banco de dados e datawarehouse.

 

Então para terminar: Vale a pena aprender SQL. Pelos motivos acima, pela demanda que vejo nas empresas e pelo sucesso de meus alunos, eu acredito que sim.

 

Abraço do seu amigo Josué 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *